Dicas de

     Saúde

Conheça 5 alimentos que podem evitar doenças

 

Fazer escolhas certas na hora de sentar à mesa é essencial para evitar alguns tipos de doenças. Segundo pesquisas, uma alimentação balanceada, colorida e variada pode funcionar como uma espécie de farmácia natural, cooperando para o bem-estar geral de crianças, adultos e idosos.

 

Para ajudar você na hora de planejar seu cardápio, listamos cinco alimentos que influenciam positivamente o funcionamento do organismo. É importante lembrar, contudo, que as informações não substituem a orientação personalizada de um nutricionista.

 

 » Peixe

Grande aliado da saúde e rico em vitamina D, o peixe previne diversos tipos de câncer, em especial o de mama. A carne também tem baixo teor de gordura saturada – aquela que, em excesso, está ligada às doenças cardiovasculares –, e grande quantidade de ômega 3: uma gordura “do bem”, abundante especialmente no salmão e na sardinha.

 

Outros alimentos que ajudam a prevenir o câncer: brócolis, frutas vermelhas, nozes, alho e feijão.

 » Tomate

O tomate contém licopeno, uma substância antioxidante que combate o envelhecimento precoce das células do corpo. O fruto também faz bem ao coração e, segundo pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, ajuda a fortalecer os ossos, podendo prevenir a osteoporose.

 

Outros alimentos que ajudam a evitar a osteoporose: leite, iogurtes, queijo, flocos de cereais, aveia, couve e orégano.

 » Azeite

Em quantidades moderadas e em temperatura ambiente (nunca fritar), o azeite, especialmente o extravirgem, é um óleo rico em gordura monoinsaturada, que reduz os danos causados pelo LDL, ou colesterol ruim, e aumenta os níveis do HDL, ou colesterol bom.

 

Outros alimentos que ajudam a controlar o colesterol: soja, chia, frutas cítricas, quinua, quiabo, berinjela, suco de uva e aveia.

 » Canela

Uma pesquisa americana realizada no Centro de Ciências de Saúde Aplicada, mostra que a canela é uma grande aliada no combate a diabetes. Os participantes do estudo que provaram a especiaria registraram um aumento de 13% a 23% de antioxidantes ligados à diminuição do açúcar no sangue.

 

Outros alimentos que ajudam a prevenir a diabetes: abacate, verduras, vinagre, germe de trigo, farelo de aveia e frutas secas em geral.

 » Banana

Devido à grande quantidade de potássio (cerca de 500mg/cada), a fruta é uma ótima opção para ajudar a reduzir a pressão sanguínea, balanceando o sódio e controlando a quantidade de líquidos no corpo.

 

Outros alimentos que ajudam a reduzir a pressão arterial: cereais integrais, temperos (salsinha, coentro, alecrim, manjericão), amêndoas e nozes, alho, leite e seus derivados.

 

Serviço de apoio ao cliente:

(21) 3449 0308

(21) 2498 1440

contato@equilibriocare.com

Av. das Américas, 4200 - Bloco 7A / Sala 201A

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/ RJ

Cep.: 22640-507

 © 2015 Equilíbrio Home Care - Todos os direitos reservados.