Úlceras de Decúbito: fique atento

Orientações

    aos Familiares

Pacientes acamados ou imobilizados durante longos períodos precisam de atenção especial. A falta de movimento e a pressão do corpo sobre a cama ou a cadeira de rodas podem gerar lesões na pele, chamadas de úlceras de decúbito. Em estágio avançado, as lesões podem causar dor e provocar infecções graves.

 

Para evitar o problema, é necessário contar com o apoio dos profissionais de saúde, dos cuidadores e da família. A primeira e mais importante dica de prevenção é mudar a pessoa acamada de posição regularmente, de preferência a cada duas horas. A pele do paciente também deve estar sempre limpa e hidratada.

 

Segundo especialistas, na hora de escolher o colchão deve-se preferir os infláveis, de água ou gel. Nos pontos onde a pressão do corpo sobre a cama é maior, pode-se, ainda, utilizar almofadas de proteção. Para os cadeirantes, uma das dicas é optar por cadeiras de rodas revestidas com material acolchoado, que evitam o atrito.

 

Mesmo com todos os cuidados, entretanto, é fundamental observar a pele do paciente diariamente, para detectar precocemente uma potencial lesão. O melhor remédio para as úlceras de decúbito é evitar seu surgimento.

 

 

 

Serviço de apoio ao cliente:

(21) 3449 0308

(21) 2498 1440

contato@equilibriocare.com

Av. das Américas, 4200 - Bloco 7A / Sala 201A

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/ RJ

Cep.: 22640-507

 © 2015 Equilíbrio Home Care - Todos os direitos reservados.