A enfermeira Priscilla Chagas, coordenadora do núcleo de lesões e gestora da Qualidade da Equilíbrio Care, acaba de ganhar o primeiro lugar da sessão poster no 2º Congresso Paulista de Estomaterapia, promovido pela Associação Brasileira de Estomaterapia.
O reconhecimento ao trabalho, intitulado Análise Econômica do Tratamento de Lesão de Pele em uma Clínica de Estomaterapia do Rio de Janeiro, mostra o potencial do profissional de Enfermagem que atua na área. “Esse trabalho foi fruto do meu Mestrado concluído em maio desse ano na Universidade de Estado do Rio de Janeiro (UERJ), cuja linha de pesquisa foi focada na temática Trabalho, Educação e Formação Profissional em Saúde e Enfermagem”, conta Priscilla. Para ela, o estudo proporciona “visibilidade e autonomia para o enfermeiro, motivando outros colegas de profissão para desenvolver trabalhos científicos que vão contribuir para o nosso processo de trabalho e qualidade da assistência ao paciente”. Já para o paciente, contribui na resolutividade das lesões, na diminuição dos agravos e na oferta de recursos adequados para cada indivíduo.
Priscilla conta que o objeto do trabalho partiu da sua experiência profissional em uma clínica pública, onde observou que o alto custo empregado em algumas coberturas, não se traduzia necessariamente na resolução do problema em curto tempo para os pacientes. “Percebi que a habilidade das enfermeiras com especialização em estomaterapia possibilita a indicação e a aplicabilidade de materiais e coberturas apropriados, levando ao desfecho positivo do processo de cicatrização das lesões de pessoas cuidadas na clínica em questão”, diz ela.
O trabalho desenvolvido pela enfermeira mostrou que, embora a discussão envolvendo análise de custo seja fundamental para o processo de trabalho no setor saúde, ainda são escassos os estudos que desenvolvem esta temática, principalmente na enfermagem. Para ela essa análise de custo é essencial para o planejamento e ao gerenciamento na saúde, gerando indicadores para melhor alocação, investimento e otimização dos recursos, evitando futuros gastos com possíveis complicações.
A enfermeira provou ainda que o tratamento feito no ambulatório especializado em estomaterapia foi mais efetivo do que o tratamento hospitalar, tanto na resolutividade das lesões quanto na redução de custo. Priscilla garante que “um serviço especializado contribui para o tratamento precoce das diversas etiologias existentes, no que se refere a lesões de pele. Com isso, é possível reduzido as complicações que vão gerar as internações hospitalares”.
Há dois ano atuando no Núcleo de Tratamento de Lesões Cutâneas da Equilíbrio Care, a enfermeira entende que o trabalho premiado corrobora com a prática clínica na assistência domiciliar, já que traz subsídios que mostram para operadoras de saúde a importância de investir em um serviço especializado para evitar complicações com os pacientes e resultar nas internações e ou agravo na saúde do paciente.
“A assistência domiciliar vem crescendo cada vez mais, buscando a promoção da qualidade de vida aos pacientes no domicílio, diminuindo as internações hospitalares e promovendo a reabilitação ou mesmo cuidados paliativos ao paciente no seio da sua família. A assistência ao paciente acometido por lesão de pele deve ser um diferencial no mercado. Quando entrei na Equilíbrio Care, foi essa a proposta que a diretoria me apresentou. Desde então, estou buscando desenvolver um trabalho que venha oferecer qualidade aos pacientes e resultados positivos para as operadoras de saúde”, finaliza Priscilla Chagas.