Pacientes acamados ou imobilizados durante longos períodos precisam de atenção especial. A falta de movimento e a pressão do corpo sobre a cama ou a cadeira de rodas podem gerar lesões na pele, chamadas de úlceras por pressão. Em estágio avançado, as lesões podem causar dor e provocar infecções graves.
Para evitar o problema, é necessário contar com o apoio dos profissionais de saúde, dos cuidadores e da família. A primeira e mais importante dica de prevenção é mudar o paciente de posição regularmente, de preferência a cada duas horas; é o que chamamos de mudança de decúbito. A pele do paciente também deve estar sempre limpa e hidratada.
A escolha do colchão também pode ajudar a evitar o problema. Prefira os colchões infláveis, de água ou gel. Nos pontos onde a pressão do corpo sobre a cama é maior, pode-se, ainda, utilizar almofadas de proteção. Para os cadeirantes, uma das dicas é optar por cadeiras de rodas revestidas com material acolchoado, que evita o atrito.
Mesmo com todos os cuidados, é fundamental observar a pele do paciente diariamente, para detectar precocemente uma lesão em potencial. O melhor remédio para as úlceras de pressão é evitar o seu surgimento.